Responsabilidade corporativa

Para uma empresa, a responsabilidade corporativa pode ser um bom caminho para melhor administrar seus riscos, uma vez que entre os seus princípios estão a transparência e o diálogo. A comunicação com os diferentes stakeholders é importante para a identificação de problemas comuns e a busca de soluções conjuntas.

A responsabilidade corporativa também é facilmente relacionada a outros aspectos positivos resultantes da adoção desta postura pelas empresas:

  • a imagem institucional e a marca são valorizadas;
  • há maior lealdade de todos os stakeholders e maior capacidade de recrutar e manter talentos;
  • melhor administração dos riscos, maior estabilidade e portanto mais longevidade.

A ampliação da responsabilidade social das empresas não exclui o seu objetivo natural, que é o crescimento através do lucro. Mas preferencialmente o lucro saudável, em longo prazo, com riscos minimizados, que a atuação sustentável e socialmente responsável permite gerar.

Adotar integralmente a responsabilidade corporativa implica em mudanças profundas nas organizações. O processo de integração da responsabilidade corporativa na gestão empresarial pode ser facilitado através da utilização de uma série de ferramentas e normas obtidas através de amplos diálogos entre os diferentes stakeholders da empresa.

A fim de engajar as organizações neste processo, a Fabio Feldmann Consultores oferece seus serviços de facilitação e coordenação de tais diálogos e gerenciamento e monitoramento da implementação dos princípios e diretrizes da responsabilidade corporativa nas empresas, auxiliando na caminhada rumo à sustentabilidade.