Relatórios de sustentabilidade

Consultoria | Sustentabilidade

- janeiro 31, 2013

As maneiras com as quais as empresas lidam com o desenvolvimento sustentável e o resultado de suas abordagens integradas serão os prismas de avaliação de sua atuação no mercado. A iniciativa pioneira na elaboração de Relatórios de Sustentabilidade foi da Global Reporting Initiative – GRI. Por termos acompanhado o desenvolvimento desta entidade, estamos aptos a divulgar os princípios e a elaboração desses relatórios com base nas Diretrizes do GRI.

Sinalizar diretrizes de sustentabilidade como meta de desenvolvimento das empresas e instituições é uma tendência mundial que se expande a todo o momento como forma de comunicação da Responsabilidade Social Empresarial.

A elaboração de Relatórios de Sustentabilidade tem o potencial de promover informações críticas para análise de negócios, uma vez que estas informações costumam estar ausentes em relatórios financeiro. Elas complementam os relatórios financeiros capazes de antever as condições futuras que podem aprimorar o entendimento por parte dos usuários do relatório de questões como, por exemplo, a formação de capital humano nas empresas, governança corporativa, gerenciamento de riscos e passivos ambientais e a capacidade de inovação.

O GRI reconhece claramente que o processo de engajamento dos stakeholders não começa nem termina com a publicação de um Relatório de Sustentabilidade. Num contexto mais amplo, esse processo almeja aumentar a compatibilidade, a consistência e a utilidade dos próprios relatórios, já que cada vez mais as empresas enfatizam suas relações com partes externas, de consumidores a investidores e grupos comunitários, constituindo assim uma das chaves do sucesso empresarial, a transparência e o diálogo aberto sobre sustentabilidade e desempenho ajudam a reforçar as parcerias e a criar confiança entre os stakeholders em geral.

O que é o GRI?

Global Reporting Initiative (sigla em inglês que designa Iniciativa Global para Apresentação de Relatórios) é uma iniciativa de múltiplos stakeholders, que visa desenvolver, promover e divulgar uma estrutura geral para apresentação de relatórios sobre o desempenho econômico, ambiental e social de uma organização. Estes relatórios são geralmente conhecidos como “Relatórios de Sustentabilidade”. O GRI busca transformar a elaboração destes relatórios sobre sustentabilidade em uma rotina e conferir-lhes a credibilidade como as demonstrações financeiras em termos de comparabilidade, rigor e verificabilidade. Além disso, os relatórios elaborados de acordo com as diretrizes propostas pelo GRI permitem que se faça um amplo benchmarking entre as empresas, uma vez que todas apresentam os mesmos indicadores em seus relatórios.

(O Modelo GRI e a Experiência Brasileira – GRI e Instituto Ethos)

Ilustração: Ciro Girard

Ilustração: Ciro Girard