Mapa dos stakeholders

Consultoria | Stakeholders

- janeiro 31, 2013

Para criar uma esfera de confiança e comprometimento e ter simbolicamente o direito de operar (license to operate), as empresas estão vislumbrando a necessidade de iniciar novos tipos de relacionamento com seus stakeholders.

Trata-se, por um lado, de divulgar sua atividade, de conhecer e acatar a opinião dos diversos stakeholders e de responder às tais preocupações. Trata-se também de gerir os possíveis conflitos de interesse, de estabelecer compromissos de progresso, de gerar e divulgar informação de confiança e de criar verdadeiras parcerias que vão envolver os stakeholders em relações cada vez mais profundas com a empresa.

O mapeamento dos stakeholders permite que a organização visualize de forma mais clara e objetiva todas as partes interessadas em seu negócio, tanto favorável quanto desfavoravelmente. Conseqüentemente, este mapeamento permite que estratégias mais focadas sejam formuladas, maximizando as oportunidades de sucesso. Para uma organização que almeja o bom relacionamento com seus stakeholders, é de extrema importância que esta primeira etapa seja realizada da forma mais completa possível, servindo de base para tomadas de decisão mais estratégicas.