Articulação e engajamento dos stakeholders

Consultoria | Stakeholders

- janeiro 31, 2013

Após o desenvolvimento do Mapa dos Stakeholders da organização, este deve ser criteriosamente avaliado para que as estratégias de articulação e engajamento possam ser formuladas.

Nossa proposta para o processo de engajamento dos stakeholders está baseada nos princípios de democracia, equidade, transparência, inclusão, legitimidade e flexibilidade, reconhecendo que todo processo que envolva stakeholders é um processo de aprendizado. Todos os participantes devem estar dispostos a aprender com e sobre os outros envolvidos, assim como trabalhar em equipe para alcançar soluções integradas e acima de tudo criativas para as questões existentes ou que possam vir a existir.

As atividades desenvolvidas como forma de promover o engajamento dos stakeholders geram uma série de benefícios para a organização, entre eles:

  • Identificação de potencias problemas;
  • Diminuição dos riscos e conseqüente prevenção de crises;
  • Melhor avaliação da empresa como um todo;
  • Melhor imagem e mais segurança para atuar.

O processo estratégico de articulação e engajamento dos stakeholders começa necessariamente com uma ampla consulta aos mesmos. Isso pode incluir pesquisas, grupos focais, painéis comunitários, seminários e workshops, além de outros veículos.

Através destas consultas são geradas informações precisas e de qualidade, que ao analisadas levam à formulação de estratégias sólidas de engajamento e articulação dos diferentes stakeholders. Tais informações podem identificar temas que devem ser melhor tratados pela organização, antevendo possíveis crises, assim como temas que devem ser melhor explorados pela organização por se relacionarem com certas vantagens competitivas da mesma.

A Fabio Feldmann Consultores, através da formulação deste diagnóstico situacional, formula as estratégias de engajamento da empresa nas comunidades, com as organizações da sociedade civil e os demais stakeholders. Além disso, articula e gerencia a implementação de parcerias estratégicas.