Dentista Verde

Em conjunto com a equipe da Turma do Bem, ONG liderada pelo renomado dentista Fabio Bibancos, a Fabio Feldmann Consultores elaborou o “Manual do Dentista Verde”, que mobiliza tanto os voluntários do Projeto Dentista do Bem da ONG, bem como toda a classe odontológica para a questão do meio ambiente.

O Manual do Dentista Verde tem o propósito de ser o início de um processo de construção conjunta de iniciativas que possam levar a odontologia a se tornar, em um futuro próximo, uma profissão que além de cuidar das pessoas, cuida também do planeta.

O grande desafio em questão não está em inventar novas tecnologias, que muitas vezes custam muito e geram pouco resultado. O desafio está em desenvolver a capacidade de um olhar crítico, de reavaliar velhos hábitos e descobrir formas mais inteligentes de nos relacionarmos com o ambiente que nos cerca, e do qual dependemos profundamente. Foi pensando nessas reflexões que a publicação foi concebida.

O projeto também busca incentivar o dentista a tirar proveito de seu papel de formador de opinião para influenciar o paciente sobre a importância da coleta seletiva. Ele, inclusive, estimula a prática em seu próprio consultório, coletando tubos vazios de pasta e escovas de dente usadas.

O resultado da primeira coleta foi destinado à confecção de uma obra pelo artista plástico voluntário Vik Muniz para estimular a reflexão da sociedade sobre o lixo produzido.

Para obter mais informações sobre o Manual do Dentista Verde, clique aqui.

 

Fonte: Turma do Bem, 2013