Educação ambiental

Como deputado federal foi o autor da lei federal que instituiu a “Política Nacional de Educação Ambiental” em todo o território brasileiro.

Como Secretário do Meio do Ambiente do Estado de São Paulo foi responsável pela realização da Operação Litoral Vivo/Praia Limpa, com o objetivo de sensibilizar e conscientizar a população sobre a necessidade de se manter as praias limpas e saudáveis. A campanha foi realizada nos 16 municípios do litoral paulista, atingindo cerca de 6 milhões de pessoas. Ainda como Secretário instituiu a “Operação Rodízio”, com fins educativos. Fabio Feldmann conseguiu chamar a atenção da população e das autoridades para o problema da poluição do ar na Grande São Paulo e alterar comportamentos e atitudes da população com relação ao transporte individual.

Foi responsável pela liberação de recursos do Banco Mundial para a implementação de um programa de educação ambiental junto às escolas e a comunidade, para a proteção da Bacia Hidrográfica do Guarapiranga e proporcionou a realização de oficinas de capacitação e cursos de reciclagem para professores da rede pública e particular de ensino. Além disso, publicou e distribuiu gratuitamente aos professores e alunos das escolas públicas 50 títulos de educação ambiental.

Fabio Feldmann criou os Núcleos Regionais de Educação Ambiental, para descentralizar e tornar participativa a educação ambiental no Estado de São Paulo.