Complexo Porto Sul

Cases | Consultoria | Sustentabilidade

- março 18, 2013

O caso do Complexo Porto Sul é um dos mais emblemáticos do embate infraestrutura X meio ambiente no Brasil. O projeto envolve a implantação de um complexo logístico em Ilhéus para escoar minério de ferro, com a construção de um porto público e de um terminal privativo, que seriam ligados à uma mina em Caetité pela Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), uma obra do PAC.

A área onde se prevê construir o complexo portuário tem importância planetária no que tange a sua megabodiversidade e é reconhecida pela Unesco como Reserva da Biosfera da Mata Atlântica.

O traçado previsto para a FIOL passa por diversas unidades de conservação ambiental. Sua construção e seu funcionamento afetarão diretamente espécies da fauna e da flora que estão sob o risco de extinção, comunidades quilombolas, áreas indígenas, populações tradicionais, cavernas, áreas úmidas, sítios arqueológicos e outros bens de extrema importância ecológica.

Já a mina de ferro, destruirá uma parte importante e essencial do patrimônio espeleológico da região e do país.

O Complexo trará sérios impactos socioambientais e econômicos: afetará o turismo, dentre outras atividades da região como a pesca e cacauicultura, além de representar uma gravíssima ameaça para essa região de extrema riqueza natural, histórica e cultural.

Dessa maneira, diversas organizações, sob orientação de Fabio Feldmann, vêm trabalhando no questionamento do Complexo Porto Sul e também na construção de alternativas sustentáveis para o Sul da Bahia.