Mudanças climáticas

Fabio Feldmann articulou, em 2000, a criação do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas para mobilizar e conscientizar a sociedade brasileira sobre o maior problema ambiental que afeta o planeta: as mudanças climáticas. Foi nomeado pelo então Presidente Fernando Henrique Cardoso o Secretário Executivo do Fórum e tem organizado eventos, publicações e encontros dos atores sociais relevantes, para ampliar as discussões e o conhecimento sobre a matéria. Com isso, criou-se um canal de ação da sociedade para influenciar a tomada de decisão num tema crucial para o desenvolvimento sustentável.

Ele tem participado como membro da delegação brasileira em todas as negociações internacionais sobre o tema desde a década de 1990, além de representar o país em fóruns internacionais apresentando a perspectiva da sociedade civil e dos países em desenvolvimento sobre o tema.

Em 2002, Fabio Feldmann foi designado pelo então Presidente Fernando Henrique Cardoso coordenador das iniciativas brasileiras de preparação para a Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável, que foi realizada em agosto do mesmo ano na cidade de Johannesburg, África do Sul. Fabio Feldmann conduziu uma série de ações em conjunto com múltiplos stakeholders no que tange ao estabelecimento de políticas e iniciativas para que a noção de desenvolvimento sustentável fosse realmente assimilada no país, como a discussão e elaboração de uma proposta latino-americana em conjunto com os países do Caribe a respeito do aumento do uso de fontes renováveis de energia em sua matriz energética, que deveria ser levada à Johannesburg; a ratificação do Protocolo de Cartagena; a ratificação do Protocolo de Kyoto; a criação de várias áreas de preservação na Mata Atlântica e Amazônia e a aceleração da aprovação de vários projetos de lei relacionados ao tema ambiental. Além disso, Fabio Feldmann foi o representante pessoal do Presidente da República durante a Cúpula, defendendo diretamente os interesses brasileiros e participando ativamente das mais importantes negociações.

No início do ano de 2005, Fabio Feldmann assessorou a criação do Fórum Paulista de Mudanças Climáticas Globais e de Biodiversidade, iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, que segue parte do modelo proposto pelo Fórum Brasileiro, porém agrega um relevante tema em sua agenda: a conservação da biodiversidade. O Fórum Paulista procura estabelecer uma sinergia entre os dois temas, agregando não somente a Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas e a Convenção sobre Biodiversidade, mas também outras convenções que versam sobre os assuntos. Além disso, o Fórum apresenta objetivos mais específicos, como a capacitação da sociedade civil para participar das COPs (Convenção das Partes) nos dois temas; capacitação da iniciativa privada para elaborar projetos utilizando MDL (Mecanismo de Desenvolvimento Limpo) e a elaboração de políticas públicas sobre os dois temas. Atualmente Fabio Feldmann foi o primeiro secretário-executivo do Fórum Paulista de Mudanças Climáticas Globais e Biodiversidade.

Ilustração: Ciro Girard

Ilustração: Ciro Girard