Sim nós podemos!

Artigos

- setembro 12, 2013

A  Guerra do Vietnã foi o início do desenvolvimento de uma crescente resistência e aversão à política externa americana ao redor do mundo. Tal aversão chegou inclusive a níveis inesperados, sendo que certamente será necessário um grande esforço para lavar a imagem americana pintada de questionamentos morais e éticos relacionados à sua política externa e ao seu fracasso em atuar como um verdadeiro líder global.

As promessas de campanha de Barack Obama configuram um grande desafio, uma vez que o futuro  presidente precisará lidar com as duas presentes guerras, do Iraque e do Afeganistão, ao mesmo tempo em que não poderá negligenciar a problemática situação interna que o país hoje enfrenta. Para apimentar o desafio de Obama, não podemos esquecer a questão climática e as prováveis conseqüências reais para o país, como visto diante das ultimas catástrofes climáticas vividas pela população americana,  além das pressões vindas do mundo todo por uma mudança de postura oficial em relação ao tema. Certamente, uma forma de reconquistar a confiança do povo americano e também da comunidade internacional seria enfrentar a inquestionável crise climática  com a mesma força com que tem defendido o combate à crise financeira.

Obama em seus pronunciamentos no dia de ontem relembrou que sua vitória representa o espírito da democracia e das liberdades individuais sendo manifestado nas urnas. E que o povo americano, mais do que nunca, se uniu em torno de uma vontade comum: mudar o rumo da história. A questão climática sem sombra de dúvida possui o mesmo potencial unificador, não importando cor, raça, nacionalidade ou condição social, e também  representa uma inquestionável vontade comum a todos os cidadãos do planeta: a garantia de um futuro melhor para os nossos filhos.

Pessoalmente acredito muito no potencial de transformação que o novo presidente traz com sua vitória. Durante sua campanha trouxe até camisetas para meus filhos com o slogan “Obama” estampado. A vitória de Obama sem sombra de dúvida transmite uma importante mensagem à população mundial: de que uma nova visão de mundo é necessária e principalmente desejada pelas novas gerações.

Os próximos meses entretanto serão cruciais para que tantas promessas de uma nova era comecem a se tornar realidade. Sabemos que não existem milagres, mas o mundo como um todo estará de olhos e ouvidos abertos aguardando o sonho se tornar realidade e provar para os descrentes que “sim, nós podemos”!

Publicado no Terra Magazine.