Um Oscar mais verde

Artigos

- outubro 10, 2013

Domingo pudemos acompanhar a octogésima cerimônia do Oscar, um evento transmitido para dezenas de países e acompanhado por milhões de pessoas em todo o mundo. De toda a cerimônia o que mais me chamou a atenção foram as recorrentes referências feitas ao meio ambiente, tema até então muito pouco abordado nesse tipo de evento. Em todos os anos da premiação o máximo que havia sido feito foi apenas diminuir a quantidade de papel usado, deixando-se de lado todas as outras inúmeras iniciativas que poderiam ter sido realizadas na busca por uma comemoração mais responsável e consciente, no que se refere à preservação ambiental. A primeira vez que me lembro do tema ambiental ter ganhado força e importância na cerimônia foi a premiação do documentário produzido pelo ex-vice-presidente americano Al Gore, em 2007. Nesta ocasião a opinião pública mundial voltou-se totalmente para o tema e acredito que a postura adotada pelos organizadores este ano certamente se deve em grande parte aos diálogos iniciados nesta época.

Este ano, de forma inédita, a cerimônia contou com diversas iniciativas visando a sustentabilidade do evento, como a redução do uso de energia, da emissão de gases efeito estufa, do consumo de materiais e a correta separação de resíduos. Segundo o próprio site do Oscar, as iniciativas se basearam no uso de energia provinda de usinas eólicas e solares; no uso de biodiesel nos geradores ao invés de combustíveis fosseis; na troca de lâmpadas incandescentes pelas fluorescentes; na utilização de guardanapos compostos de materiais reciclados; no transporte de convidados e funcionários em automóveis híbridos ou movidos a hidrogênio; na instalação de coletores para separação de resíduos (plástico, papel, metal e vidro); na compostagem dos resíduos orgânicos e plantas descartadas; entre outras iniciativas também importantes.

Como tenho dito, a preocupação com questões relacionadas à sustentabilidade planetária estará cada vez mais incorporada em nosso cotidiano, tanto nos eventos realizados por todo o mundo quanto no modo de vida e consumo de toda a sociedade. Quanto a este último fato, há que se notar que cada vez mais adotaremos critérios rígidos na escolha de bens de consumo (evitando mercadorias com muitas embalagens, preferindo produtos com maior eficiência energética, não consumindo produtos que degradaram o meio ambiente para sua produção) e também no modo de realizar seu descarte (separação de resíduos, compostagem, reaproveitamento, etc).

O exemplo do Oscar nesse domingo só faz reforçar essa idéia e a de que a preocupação com os temas em questão irá se estender paulatinamente também para eventos em geral, práticas empresariais, agendas políticas, enfim, permear cada vez mais nosso cotidiano. A sustentabilidade planetária depende intrinsecamente que todos os seus aspectos sejam realmente incorporados no cotidiano das pessoas e que façam parte de seu universo de escolhas e demandas. A incorporação do tema da sustentabilidade em um evento tão popular e antes tão omisso quanto às questões ambientais já significa um grande avanço.

Faz-se necessário a partir de agora que todas essas iniciativas se estendam ao maior número de eventos e comemorações possíveis, para que o tema ganhe mais importância em todo o mundo. É importante salientar que a sustentabilidade é um caminho sem volta, quem uma vez se diz sustentável e adota medidas e iniciativas neste rumo, não pode voltar atrás…

Publicado no Terra Magazine em 26/02/2008.